Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fábulas





As Formigas e o Gafanhoto


Num brilhante dia de outono, uma família de formigas se apressava para aproveitar o calor do sol, colocando para secar, todos os grãos que haviam coletado durante o verão. Então um Gafanhoto faminto se aproximou delas, com um violino debaixo do braço, e humildemente veio pedir um pouco de comida.
As formigas perguntaram surpresas: “Como? Então você não estocou nada para passar o inverno? O que afinal de contas você esteve fazendo durante o último verão?”
E respondeu o Gafanhoto: “Não tive tempo para coletar e guardar nenhuma comida, eu estava tão ocupado fazendo e tocando minhas músicas, que sequer percebi que o verão chegava ao fim.”
As Formigas encolheram seus ombros indiferentes, e disseram: “Fazendo música, todo tempo você esteve? Muito bem, agora é chegada a hora de você dançar!”
E dando às costas para o Gafanhoto continuaram a realizar o seu trabalho.



Autor: Esopo

Moral da História:

Há sempre um tempo para o trabalho, e um tempo para a diversão.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Estrutura do poema épico


Toda epopéia apresenta uma organização interna.Como se trata de um poema longo,a epopéia é dividida em várias partes denominadas CANTOS. Nessa estrutura,os cantos são organizados de modo a cumprir funções pré estabelecidas:
PROPOSIÇÃO:o poeta define o tema e o herói do seu poema.
INVOCAÇÃO: o poeta pede à musa (dinvindade inspiradora da poesia) que lhe inspire,para desenvolver com maestria o tema de seu poema.
NARRAÇÃO:o poeta narra as aventuras do herói.
CONCLUSÃO:o poeta encerra sua narrativa,após relatar os feitos gloriosos que marcaram a trajetória de seu herói.

Com base nesta definição, escreva as diferenças entre os filmes "SENHOR DOS ANÉIS e O NAÚFRAGO" estabelecendo parâmetros com relação as transformações dos heróis apresentados e as epópéias clássicas.