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segunda-feira, 3 de maio de 2010

Educadores do Brasil, Paulo Freire (video 1 de 7)

Semana Paulo Freire











Semana Paulo Freire


Conheça um pouquinho sobre este importante filósofo e educador!

Escola é



... o lugar que se faz amigos.



Não se trata só de prédios, salas, quadros,



Programas, horários, conceitos...



Escola é sobretudo, gente                                          



Gente que trabalha, que estuda



Que alegra, se conhece, se estima.



O diretor é gente,



O coordenador é gente,



O professor é gente,



O aluno é gente,



Cada funcionário é gente.



E a escola será cada vez melhor



Na medida em que cada um se comporte



Como colega, amigo, irmão.



Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”  



Nada de conviver com as pessoas e depois,



Descobrir que não tem amizade a ninguém.





Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.



Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,



É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,     



É conviver, é se “amarrar nela”!



Ora é lógico...



Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,



Fazer amigos, educar-se, ser feliz.



É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Reglus Neves Freire ( Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

Foram 16 anos de exílio, dolorosos, mas também muito produtivos: uma estadia de cinco anos no Chile como consultor da Unesco; uma mudança para Genebra, na Suíça em 1970, para trabalhar como consultor do Conselho Mundial de Igejas, onde desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e Guiné-Bissau, e ajudou em campanhas no Peru e Nicaraguá. Em 1980, voltou definitivamente ao Brasil, passando a ser professor da PUC-SP e da Universidade de Campinas (Unicamp). Trabalhou como secretário da Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão Luiza Erundina (PT), entre 1989 e 1991.

É autor de uma vasta obra traduzida em várias línguas. Dentre os livros mais conhecidos estão a Educação como Prática da Liberdade e a Pedagogia do Oprimido.

O diálogo é a base do método de Freire, segundo ele, é o diálogo que cria uma relação de comunicação de intercomunicação, que gera a crítica e a problematização já que ambos os parceiros podem perguntar: " por quê?". Quem dialoga, dialoga com alguém e sobre algo. O conteúdo do diálogo é justamente o conteúdo programático da educação.








Paulo Freire morreu no dia 2 de maio de 1997, aos 76 anos de idade, em plena atividade de educador e de pensador.